PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: guia prático

4 anos atrás

Você sabe o que é PPRA, sua importância na implementação em uma empresa, para o que serve e como este programa deve ser realizado?

A OpusMed vai te contar tudo a seguir, confira!

O que é PPRA?

O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, ou simplesmente PPRA, trata de uma série de normas estratégias pautadas em um documento base que devem ser colocadas em prática dentro da ação metodológica de toda empresa.

Qual é o objetivo da PPRA?

O intuito do PPRA é cultivar a integridade, bem como proporcionar a preservação da saúde dos trabalhadores e colaboradores em geral, perante determinados riscos pelos quais eles são submetidos, como poeira, ruído, fumos e outros agentes físicos, químicos ou biológicos.

O que o documento deve conter?

O documento deve apresentar:

– Um planejamento anual, com descrição das metas, das prioridades para o ano e um cronograma de atividades;

– A metodologia de ação e as estratégias que serão utilizadas para o alcance das metas;

– Forma de registro, manutenção e divulgação dos dados;

– E forma de avaliação.

Qual a estrutura do PPRA?

O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais se estabeleceu no ano 1994 por meio da NR-9 (Norma Regulamentadora nº 9 do MTE). Ela descreve a estrutura mínima que o PPRA deve seguir.

O seu não cumprimento determina em penalidades para a empresa, além de problemas futuros na área judicial.

Links úteis:

Como deve ser realizado?

Para a elaboração do PPRA, é necessário um planejamento detalhado, ao menos anualmente, e revisões periódicas. Além disso, é obrigatória para todos os tipos de empresa, independentemente, do tamanho,  número de funcionários e das atividades.

Na falta do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), que é o principal responsável pelo PPRA, recomenda-se que o empregador contrate uma empresa terceirizada e especializada no assunto.

É importante ter em mente que o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais se trata, antes de tudo, de um trabalho de ação conjunta e continua, concomitantemente com as demais medidas de saúde e segurança do colaborador da empresa.

A OpusMed é especializada no processo de implementação do PPRA em seu negócio. Fale conosco e tenha o melhor atendimento!