Os programas de PPRA e PCMSO são obrigatórios?

Os programas de PPRA e PCMSO são obrigatórios?
4 anos atrás

O PPRA e o PCMSO são programas essenciais para todos os tipos de empresas, no entanto, muitas dúvidas surgem em relação a esses programas. Um dos questionamentos mais comuns sobre os programas de PPRA e PCMSO, diz respeito a obrigatoriedade ou não destes procedimentos.

Pensando nisso, a OpusMed preparou este post, esclarecendo alguns tópicos relevantes neste sentido, confira.

O que é o PPRA?

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é um documento obrigatório para todas as empresas que possuem funcionários regidos pela CLT. Esse programa foi elaborado com o intuito de preservar a saúde e a integridade dos funcionários por meio do reconhecimento, antecipação, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais existentes no local de trabalho, consideram-se riscos ambientais os agentes biológicos, químicos e físicos.

O que é o PCMSO?

O PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) é um documento que consta os riscos na empresa e os exames complementares importantes para garantir o cuidado com a saúde dos funcionários.

Dúvidas mais comuns

As principais dúvidas que geralmente os empregadores se deparam serão abordasa a seguir, acompanhe:

A norma exige os programas PPRA e PCMSO?

Sim. De acordo com esta norma regulamentadora é obrigatório a elaboração e implementação desses programas por parte de todas as instituições e empregadores, pois desta forma é possível manter a segurança da saúde dos trabalhadores.

Quais são as etapas dos programas?

Conforme a NR-9, os programas devem possuir as seguintes etapas:

– Reconhecimentos e antecipação dos riscos;

– Estabelecimento de metas e prioridades de controle e avaliação;

– Avaliação da exposição dos trabalhadores e dos riscos;

– Implantação de medidas de avaliação e de controle de sua eficácia;

– Monitoramento da exposição aos riscos;

– Divulgação e registro de dados.

 Precisa de ajuda?

Para te ajudar na implementação destes programas, é preciso poder contar com ajuda especializada e com uma empresa que seja referência neste tipo de assessoria e serviço.

A OpusMed é uma empresa que realiza serviços na área de Medicina e Segurança do Trabalho, atuando no gerenciamento e implantação dos programas ocupacionais de nossos clientes, com o intuito de promover o bem-estar e a saúde dos seus funcionários.

Realizamos desde a elaboração dos documentos até os exames médicos necessários para que sua empresa possa atuar dentro das normas vigentes na legislação. Venha conhecer nossos serviços de perto e confira porque somos a melhor opção do mercado.