Medicina do trabalho

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é regido pela norma regulamentadora 07 (NR-07) e tem como objetivo a promoção e preservação(...)

Fale conosco

Exame Admissional

O Exame admissional é uma avaliação médica que deve ser feita antes do funcionário iniciar suas atividades na empresa. O exame médico admissional é(...)

Fale conosco

Exame Toxicológico

Empresas que trabalham com transportes de cargas e de pessoas, transportadoras e cooperativas devem, antes de contratar, solicitar que o profissional realize o exame(...)

Fale conosco

PCA – Programa de Conservação Auditiva

PCA – Programa de Conservação Auditiva O Programa de Conservação auditiva é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das(...)

Fale conosco

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário Confeccionamos o PPP para nossos clientes de acordo com o as exigências da previdência social.

Fale conosco

Exames complementares

Exames Complementares Realizamos os exames complementares de audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, acuidade visual e raio-x.

Fale conosco

Exames laboratoriais

Exames Laboratoriais Os exames laboratoriais auxiliam a diagnosticar doenças e preveni-las, no âmbito da medicina do trabalho eles são solicitados de acordo com os(...)

Fale conosco

Exames Ocupacionais (ASO)

Exame admissional, demissional, periódico, de retorno ao trabalho e de mudança de função.

Fale conosco

 O que é a medicina do trabalho?

A medicina do trabalho tem como principal objetivo monitorar a saúde dos trabalhadores para prevenir e identificar precocemente eventuais doenças relacionadas ao trabalho. Esse monitoramento é feito através da realização de exames ocupacionais periódicos, visitas aos ambientes de trabalho, conversa com os colaboradores e gestores.

Com base nas informações coletadas pela medicina do trabalho, são elaborados planos de ação com medidas que as empresas devem tomar para reduzir a ocorrência de doenças ocupacionais, afastamentos e absenteísmo, proporcionando assim maior produtividade no ambiente de trabalho e uma melhor qualidade de vida aos colaboradores.

Importância da medicina do trabalho

A medicina do trabalho utiliza o instrumental clínico-epidemiológico para identificar os principais problemas de saúde que afetam o grupo de trabalhadores da empresa.

Através do monitoramento e acompanhamento dos dados, o médico do trabalho identifica onde a empresa deve atuar para promover a saúde e bem estar de seus colaboradores, garantindo uma maior satisfação no trabalho e qualidade de vida.

Exames da medicina do trabalho

Para que o profissional esteja apto a trabalhar, ele deve realizar um exame admissional para avaliar se está em condições de exercer a função proposta. Os exames que serão realizados são definidos no PCMSO pelo médico do trabalho e pode conter apenas os exames clínicos convencionais ou também exames laboratoriais e exames complementares.

Após a realização de todos os exames, o médico analisa os resultados e emite o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) atestado se o colaborador está apto ou inapto para exercer sua função.

Clínica de medicina do trabalho em Santa Luzia

Empresas que precisam da medicina do trabalho em Santa Luzia, podem entrar em contato com a OPUSMED, pois temos uma equipe preparada, experiente, completa e pronta para atender todas as demandas relacionadas a medicina do trabalho.

Quer saber mais sobre como trabalhamos? Fale conosco e saiba mais!