Exame Admissional

Exame Admissional

O Exame admissional é uma avaliação médica que deve ser feita antes do funcionário iniciar suas atividades na empresa. O exame médico admissional é obrigatório pelo artigo 168 da CLT e é feito para avaliar se o colaborador está apto para exercer sua função. 

Se a sua empresa precisa realizar exame admissional em Santa Luzia, entre em contato com a OpusMed. Uma empresa especializada em medicina do trabalho que realiza exames admissionais, demissionais, periódicos, de retorno ao trabalho e mudança de função.

O que é o exame admissional?

É o exame para verificar o estado de saúde do trabalhador antes de iniciar as atividades na empresa.

Ele tem como objetivo avaliar o estado de saúde do trabalhador de forma geral e atestar se ele está apto a exercer a função para a qual está sendo contratado. 

Esse exame deve ser repetido de forma periódica, conforme determinado pelo médico do trabalho no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) da empresa, para garantir que a saúde do trabalhador não está sendo prejudicada.

A importância do exame admissional

A realização desse tipo de exame é obrigatória, portanto o trabalhador não deve começar a trabalhar antes de fazê-lo e obter o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional). Essa é uma forma de atestar que o trabalhador está física e psicologicamente apto para trabalhar em uma determinada função. 

O exame admissional também serve para nortear a contratação de profissionais com necessidades especiais e cumprir as normas de medicina do trabalho.

O que é feito no exame admissional?

Anamnese médica: é uma espécie de entrevista que o médico faz com o trabalhador para conhecer seu histórico clínico e profissional no contexto de saúde física e mental. 

Avaliação física e psicológica: para fazer essa avaliação, o médico elabora questionamentos personalizados, ou seja, de acordo com o segmento de atuação da empresa e com a atividade que será desenvolvida.

Exames complementares: os exames complementares são realizados para auxiliar o médico na avaliação da aptidão do colaborador. Esses exames variam de acordo com os riscos ocupacionais que o colaborador está exposto e são definidos pelo médico do trabalho no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Os mais comuns são: 

  • Audiometria;
  • Acuidade visual;
  • Eletrocardiograma;
  • Eletroencefalograma;
  • Espirometria;
  • Telerradiografia do Tórax P.A. OIT/2000;
  • Glicemia;
  • Hemograma;
  • Avaliação Psicossocial.

Dessa forma, será possível diagnosticar problemas de saúde já existentes e condições que possam impedir o colaborador de exercer determinadas atividades.

Exame admissional em Santa Luzia

Se você tem empresa em Santa Luzia ou em cidades do entorno, a Opusmed é a melhor clínica para realização de exames admissionais, demissionais e periódicos. 

Somos especializados em medicina do trabalho, por isso, oferecemos um serviço de qualidade com profissionais altamente capacitados e experientes. 

Seus colaboradores poderão realizar todos os exames necessários, seja na admissão, demissão ou na realização de exames periódicos. Entre em contato e saiba mais! Entre em contato e saiba mais!

Agendamento