Segurança do trabalho: por que investir?

4 anos atrás

Os programas de PPRA e PCMSO são obrigatórios?  Porque investir em segurança do trabalho? Estas perguntas são bem pertinentes, dentro do contexto corporativo.

Mais do que o cumprimento de normas legais, a segurança do trabalho proporciona benefícios para o empregador e colaboradores, humanizando o ambiente e garantindo qualidade corporativa a todos que atuam no espaço da empresa.

A seguir, entenda melhor o que é a segurança do trabalho, seus benefícios mais visíveis, e se sua adoção resulta em custo ou investimento para a empresa.

O que é segurança do trabalho?

Quando nos referimos ao termo segurança no trabalho, estamos, antes de tudo, nos referindo a uma série de medidas e estratégias que contribuam de maneira eficaz, com a segurança, saúde e bem-estar dos funcionários, dentro do ambiente da empresa na qual, eles executam suas funções e tarefas.

Por meio de programas obrigatórios como PPRA e PCMSO, dentre outros, que devem ser implementados em qualquer empresa que admite trabalhadores regidos pela CLT, cria-se uma atmosfera muito mais positiva tanto para a empresa quanto para os colaboradores, devido a uma série de benefícios para ambos os lados.

Benefícios

Muitos são os fatores benéficos para a empresa que adota políticas e programas de segurança do trabalho, com vantagens que se estendem aos colaboradores e até mesmo aos clientes e público consumidor da empresa.

Alguns destes benefícios são:

Agregar valor à marca e gerar maior credibilidade

Uma empresa que se importa com o bem-estar de seus colaboradores sempre ganha pontos, tanto com os funcionários que ficam mais propensos ao engajamento perante a empresa, quanto com os clientes que passam a ver a empresa com bons olhos;

Maior produtividade e qualidade do serviço

Com mínimos riscos de acidente e com a saúde em dia, aumenta a produtividade e a qualidade do serviço passa a ser otimizada;

Ambiente laboral saudável

Seus funcionários passam a ter melhor qualidade na relação interpessoal na empresa, sentem-se cuidados e protegidos, o que contribui para um clima de harmonia dentro da companhia.

Segurança do trabalho: custo ou investimento?

Segurança do trabalho é o melhor investimento que o empreendedor pode fazer. O retorno é visível, e todos saem ganhando.

Está em dúvidas de como executar os programas regidos pelas normas vigentes e em como implementar os programas necessários?

Fale com a OpusMed, temos a solução perfeita para o seu negócio.