PGR: guia prático

PGR: guia prático
4 anos atrás

Pela relevância do tema, a OpusMed preparou este guia prático sobre o que é PGR, seu objetivo, bem como sua obrigatoriedade e onde fazer.

Acompanhe a seguir e não tenha mais dúvidas sobre o que é PGR.

O que é?

Programa de Gerenciamento de Riscos, ou simplesmente PGR, define-se como um programa que elabora procedimentos e medidas, tanto no âmbito administrativo quanto técnico, capazes de manter sob controle os riscos de acidentes no ambiente.

Objetivo?

O objetivo do PGR é minimizar os impactos na eventual ocorrência de acidentes, mas, sobretudo, reduzir os riscos e evitar que eles ocorram, preservando assim a integridade das pessoas que trabalham no local.

Para tanto, técnicas extremamente eficazes devem ser elaboradas e posteriormente, adotadas, para que nenhum tipo de acidente aconteça no ambiente.

Com o intuito de promover maior eficácia nas ações, o PGR deve seguir alguns trâmites, como por exemplo:

– Método específico para tomada de decisão;

– Análise de risco;

– Termos elaborados para ser referência para a análise e estudo de riscos;

– Definição de critérios de tolerabilidade;

– Termos para a elaboração do PGR, entre outros fatores.

É obrigatório?

Quando falamos dentro do contexto de atividades de mineração, bem como aqueles que oferecem riscos aos colaboradores, seguindo o que indica a Norma Regulamentadora 22 e a Norma Técnica da CETESB P4.261, ela é obrigatória e deve seguir determinados padrões em seu escopo, como:

– Gerenciamento de modificações;

– Manutenção e garantia da integridade de sistemas críticos;

– Procedimentos operacionais;

– Informações sobre a segurança de processos;

– Revisão dos riscos de processos;

– Capacitação de recursos humanos;

– Investigação de incidentes;

– Plano de ação de emergência (PAE)

– Auditorias, entre outros.

Onde fazer?

Para promover um ambiente de trabalho seguro e motivador para seus funcionários e equipe, bem como para atender as normas legais, é imprescindível contar com o apoio e suporte de uma empresa especializada na implementação do PGR, desde sua elaboração até a definição de estratégias e técnicas para prevenir acidentes e diminuir, ao máximo, os riscos no local de trabalho.

Sendo assim, se você tem dúvidas sobre onde fazer, fale agora com a OpusMed, e tenha toda a assessoria necessária para suprir esta necessidade em sua empresa.