Onde fazer exames médicos para concursos?

Onde fazer exames médicos para concursos?
4 anos atrás

O cuidado com a saúde é importante para conquistar e se manter num emprego.

Não somente o estudo intenso é requisito primordial para conquistar uma vaga em concursos públicos, como a saúde também importa. A conquista de uma vaga deve ser seguida de procedimentos obrigatórios ao exercício da função.

Os exames médicos para concursos podem ser realizados na OpusMed, uma empresa que presta serviços na área de Medicina e Segurança do Trabalho e tem como objetivo promover a saúde e bem-estar de todos os clientes.

O que são e para que servem os exames admissionais?

O candidato aprovado em concurso público só poderá ocupar o cargo pretendido depois de ter sido julgado apto, de forma física e mental, para exercer as atividades descritas no edital de um processo seletivo.

Esta é uma exigência legal da Lei 8112,de 1990 que institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais. Em Parágrafo Único, que “os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão”.

Os exames admissionais são obrigatórios para todos os cargos?

Os exames admissionais são obrigatórios e têm caráter eliminatório. Os exames podem reprovar um candidato que não obtiver as qualificações físicas e mentais exigidas.

Vale dizer que os exames admissionais não formam um padrão. Cada cargo em um processo seletivo requer aptidões específicas e em alguns cargos os exames são realizados e avaliados com mais rigor do que em outros.

Certamente, os exames admissionais são obrigatórios para todos os cargos públicos. Entretanto, é preciso deixar claro que os exames não são os mesmos para todas as áreas. Vale ressaltar que, dentro da análise de aptidão física e mental, para alguns cargos também são exigidos exames médicos complementares de caráter mais específicos.

Na OpusMed todo o processo de avaliação médica é acompanhado por profissionais qualificados e, em alguns casos, especialistas em diversas áreas são ouvidos para servir como base para comprovar os argumentos relacionados à capacidade laboral.

Como são realizados os exames admissionais para concursos?

A todos os candidatos que são aprovados em Concursos Públicos é natural receber o encaminhamento para prestar o exame médico admissional, com data, local e horário para prestar os exames. Esse documento é emitido pelo setor de RH da empresa ou entidade.  Os exames admissionais podem ser definidos como os exames médicos exigidos para a posse do servidor público.

É requisito básico para a investidura em cargo público a aptidão física e mental. Para cada cargo ou órgão são exigidos exames complementares que estarão especificados no cada edital.

Os critérios devem ser estabelecidos levando em consideração as atividades da função que o candidato pretende exercer, os riscos inerentes ao ambiente de trabalho e os critérios epidemiológicos, que podem apontar doenças responsáveis por licenças prolongadas, readaptações e aposentadoria precoce por invalidez.