Exames toxicológicos para motoristas

Exames toxicológicos para motoristas
4 anos atrás

Exames toxicológicos para motoristas: por que é importante?

Iniciaram-se em 2016, em alguns estados brasileiros os exames toxicológicos para os motoristas habilitados nas categorias C, D e E. É obrigatório o exame toxicológico para a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Onde fazer?

De acordo com o DETRAN/MG,  os condutores das categorias C,D e E que renovarão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou adicionarão estas categorias a buscarem os laboratórios credenciados junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em cumprimento à Deliberação 145 do Contran.

No site do DENATRAN (denatran.gov.br) é possível consultar a lista de laboratórios e postos de coleta dos credenciados. O exame é o primeiro passo para o condutor que quer solicitar renovação ou adição nessas categorias. Ressaltamos que, de acordo com a legislação atual, é necessário que o laboratório envie o resultado do exame para o sistema do Denatran para que o condutor prossiga com o processo de habilitação e que a CNH seja emitida.

Dúvidas frequentes

Quando é preciso fazer o Exame Toxicológico para motoristas?

No momento em que o condutor for renovar, tirar ou até alterar as categorias C,D e E.

Quais drogas são analisadas no exame toxicológico para motoristas?

Maconha e derivados, cocaína e derivados, opiáceos, incluindo codeína, morfina e heroína, anfetaminas e metanfetaminas, “esctasy” (MDMA e MDA), anfepramona, femproporex e mazindol.

Há necessidade de algum tipo de preparação para a realização do exame toxicológico?

Não é necessário jejum ou preparo para a coleta das amostras.

Para a realização do exame toxicológico para motorista, que tipo de material é colhido?

São coletadas duas amostras (uma para análise, outra para contraprova) de cabelos ou pelos do corpo.

Há diferença no resultado se o pelo for corporal ou do cabelo?

O resultado final será o mesmo. No entanto, o pelo corporal tem uma “janela de detecção” relativamente mais longa.

Se o resultado der positivo, qual o prazo para repetir o exame?

Três meses. Depois desse período, será realizado novo exame.

Qual o prazo de validade do exame toxicológico para motoristas?

A partir da coleta, 60 dias de validade.

Sobre os exames toxicológicos

exame toxicológico para motoristas tem como intenção verificar a ingestão ou exposição dos profissionais às substâncias tóxicas e outras substâncias intoxicantes que prejudicam tanto a saúde do usuário. O motorista que faz uso dessas substâncias arrisca a sua vida e pode ser responsável por acidentes fatais. As drogas são as substâncias químicas que produzem alterações nos sentidos e podem ser depressivas, alucinógenas e estimulantes.

Para verificar se o motorista consumiu a droga ou não, é praticado o teste laboratorial em fluídos corporais (urina, suor, saliva e sangue). O resultado não vai indicar o quanto de droga foi consumida, mas se há consumo ou não. “Janela de detecção” é o termo usado para indicar o período pelo qual o exame é capaz de detectar o consumo de drogas, ou seja, em até sete dias, pode-se detectar a maconha; em menos de três dias pode-se detectar outras drogas (cocaína, crack, ecstasy e anfetaminas).