Exame médico ocupacional: guia prático

4 anos atrás

Qualquer empresa que tenha como intenção primeira a saúde de seu funcionário deve conhecer a OpusMed; empresa que presta  serviços na área de Medicina e Segurança do Trabalho e  atua  na implantação e gerenciamento de programas ocupacionais.

Se a sua empresa precisa de prestação exames médicos ocupacionais com estrutura, atendimento ágil e que faz todos os exames em um só local, a OpusMed é a melhor solução.

A OpusmMed atende bem, rápido  disponibiliza resultados online e realiza convocação automática para exames periódicos.

Quais são os exames?

O exame médico ocupacional é uma importante medida para que a empresa possa assegurar o estado de saúde do funcionário. Inicialmente, o candidato passa por uma entrevista para que a empresa possa direcioná-lo à função pretendida. Logo depois ocorrem os demais exames que serão listados a seguir.

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, em sua Norma Regulamentadora NR7, regulamenta e estabelece a obrigatoriedade dos seguintes exames:

Admissional

Antes que o trabalhador assuma suas atividades.

Periódico

Com os intervalos mínimos de tempo abaixo discriminados:

a) para trabalhadores expostos a riscos ou às situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, os exames deverão ser repetidos:

– a cada ano ou a intervalos menores;

– de acordo com a periodicidade especificada no Anexo n.º 6 da NR 15, para os trabalhadores expostos a condições hiperbáricas;

b) para os demais trabalhadores, o exame médico ocupacional pode ser anual e varia, conforme idade do trabalhador.

O exame de retorno ao trabalho deverá ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

O exame de mudança de função deverá ser realizado por mudança de função e a qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a exposição do trabalhador a risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.

No exame médico demissional será obrigatoriamente realizado até a data da homologação, desde que obedeça as datas limites de exames feitos anteriormente.

Onde fazer?

A OpusMed é uma empresa que presta serviços na área de Medicina e Segurança do Trabalho, atuando na implantação e gerenciamento dos programas ocupacionais de nossos clientes, tendo como objetivo promover a saúde e bem estar dos seus trabalhadores.

Nossa equipe de SESMT é composta por Médica do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Fonoaudióloga, Técnica em Enfermagem e pessoal administrativo de apoio.

Realizamos todos os exames médicos que sua empresa precisa na nossa unidade em Santa Luzia e nos laboratórios conveniados.

Dúvidas frequentes

Por que é importante fazer exames ocupacionais?

Para garantir e atestar a saúde do trabalhador.

É obrigatório o exame ocupacional?

Sim. Para saber se o funcionário está apto ou não para desempenhar a função pretendida.

O que é PCMSO?

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – tem como objetivo a promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores, é elaborado com o intuito de prevenir, rastrear e diagnosticar precocemente os agravos à saúde dos trabalhadores, relacionados com o trabalho.

Qual a importância do exame médico ocupacional?

Tem a finalidade atestar e investigar alteração na saúde do trabalhador, a fim de que o funcionário possa ser encaminhado ao tratamento adequado.