Exame clínico ocupacional: quais são os principais?

Exame clínico ocupacional: quais são os principais?
6 anos atrás

O maior valor que os exames clínicos ocupacionais têm é o de acompanhar o estado de saúde dos trabalhadores, a fim de identificar o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho ou não, bem como promover a saúde de todos trabalhadores.

Os exames clínicos ocupacionais tem como finalidade a prevenção. A razão está em preservar a saúde e a qualidade de vida do trabalhador, por meio dos exames clínicos ocupacionais e avaliações laboratoriais e de imagens, baseados nos fatores de risco aos quais os trabalhadores estão inseridos em suas diversas atividades.

It doesn’t matter whether medication costs are paid directly by insurance providers cheap clomid or employers; generally speaking, they won’t cover them unless absolutely necessary. However, many plans do allow patients to receive reduced rates compared to what they’d normally pay without using coverage.

Sabe-se que o ambiente de trabalho pode estar repleto de riscos ocupacionais, sejam eles de natureza biológica, física, química, ergonômica ou a possibilidade de acidentes.

Com isso, havendo a descrição desses riscos, a equipe médica pode definir quais são os exames necessários para detectar possíveis problemas causados pelo ambiente, em relação à saúde de seus funcionários.

Portanto, quando a empresa propõe a realização exames clínicos ocupacionais, na verdade, ela está a tomar uma medida de segurança para que doenças sejam prevenidas ou detectadas em sua fase inicial ou pré-clínica, garantindo a saúde e o tratamento apropriado do trabalhador.

Quais são os principais exames clínicos ocupacionais?

Abaixo segue alguns exames clínicos ocupacionais obrigatórios, para a saúde e bem-estar do trabalhador.

Entre os exames clínicos ocupacionais, alguns são obrigatórios e todo colaborador deve fazê-los. São eles:

Exames admissionais

Esse exames são realizados, como o próprio nome diz, no momento da contratação do funcionário. A função desse exame é atestar que o novo colaborador está apto para exercer o cargo;

Exames periódicos

Existe um periodicidade para a realização desses exames. A razão é avaliar e diagnosticar alterações na saúde dos trabalhadores que trabalham na empresa;

Exame de mudança de função

Sempre que o trabalhador muda a sua função, é necessária a realização desse exame, a fim verificar se ele está apto a oferecer os serviços relacionados ao seu novo cargo;

Exame de retorno do trabalho

Se o colaborador sofreu algum acidente, adquiriu alguma doença, ou simplesmente a trabalhadora está gestante, o afastamento, por tempo igual ou superior a 30 dias, é normal nesses casos. Por isso, esses funcionários devem fazer esse exame.

Em caso de férias do trabalhador, o exame não será realizado.

Exame demissional

Ele ocorre no momento do desligamento do trabalhador da empresa. Nesse exame serão avaliadas as condições clínicas do trabalhador, e se ele desenvolveu algum problema de saúde relacionado às suas funções no período em que esteve na empresa.

Onde fazer exames clínicos ocupacionais?

A OpusMed é uma empresa que presta serviços na área de Medicina e Segurança do Trabalho, atuando na implantação e gerenciamento dos programas ocupacionais de nossos clientes, tendo como objetivo promover a saúde e bem estar dos seus trabalhadores.

Nossa equipe de SESMT é composta por Médica do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Fonoaudióloga, Técnica em Enfermagem e pessoal administrativo de apoio.

A OpusMed realiza todos os exames médicos que sua empresa precisa na nossa unidade em Santa Luzia e nos laboratórios conveniados.