Exame clínico ocupacional: quais são os principais?

Exame clínico ocupacional: quais são os principais?
3 anos atrás

O maior valor que os exames clínicos ocupacionais têm é o de acompanhar o estado de saúde dos trabalhadores, a fim de identificar o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho ou não, bem como promover a saúde de todos trabalhadores.

Os exames clínicos ocupacionais tem como finalidade a prevenção. A razão está em preservar a saúde e a qualidade de vida do trabalhador, por meio dos exames clínicos ocupacionais e avaliações laboratoriais e de imagens, baseados nos fatores de risco aos quais os trabalhadores estão inseridos em suas diversas atividades.

Sabe-se que o ambiente de trabalho pode estar repleto de riscos ocupacionais, sejam eles de natureza biológica, física, química, ergonômica ou a possibilidade de acidentes.

Com isso, havendo a descrição desses riscos, a equipe médica pode definir quais são os exames necessários para detectar possíveis problemas causados pelo ambiente, em relação à saúde de seus funcionários.

Portanto, quando a empresa propõe a realização exames clínicos ocupacionais, na verdade, ela está a tomar uma medida de segurança para que doenças sejam prevenidas ou detectadas em sua fase inicial ou pré-clínica, garantindo a saúde e o tratamento apropriado do trabalhador.

Quais são os principais exames clínicos ocupacionais?

Abaixo segue alguns exames clínicos ocupacionais obrigatórios, para a saúde e bem-estar do trabalhador.

Entre os exames clínicos ocupacionais, alguns são obrigatórios e todo colaborador deve fazê-los. São eles:

Exames admissionais

Esse exames são realizados, como o próprio nome diz, no momento da contratação do funcionário. A função desse exame é atestar que o novo colaborador está apto para exercer o cargo;

Exames periódicos

Existe um periodicidade para a realização desses exames. A razão é avaliar e diagnosticar alterações na saúde dos trabalhadores que trabalham na empresa;

Exame de mudança de função

Sempre que o trabalhador muda a sua função, é necessária a realização desse exame, a fim verificar se ele está apto a oferecer os serviços relacionados ao seu novo cargo;

Exame de retorno do trabalho

Se o colaborador sofreu algum acidente, adquiriu alguma doença, ou simplesmente a trabalhadora está gestante, o afastamento, por tempo igual ou superior a 30 dias, é normal nesses casos. Por isso, esses funcionários devem fazer esse exame.

Em caso de férias do trabalhador, o exame não será realizado.

Exame demissional

Ele ocorre no momento do desligamento do trabalhador da empresa. Nesse exame serão avaliadas as condições clínicas do trabalhador, e se ele desenvolveu algum problema de saúde relacionado às suas funções no período em que esteve na empresa.

Onde fazer exames clínicos ocupacionais?

A OpusMed é uma empresa que presta serviços na área de Medicina e Segurança do Trabalho, atuando na implantação e gerenciamento dos programas ocupacionais de nossos clientes, tendo como objetivo promover a saúde e bem estar dos seus trabalhadores.

Nossa equipe de SESMT é composta por Médica do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Fonoaudióloga, Técnica em Enfermagem e pessoal administrativo de apoio.

A OpusMed realiza todos os exames médicos que sua empresa precisa na nossa unidade em Santa Luzia e nos laboratórios conveniados.