Exame admissional e seus exames complementares

4 anos atrás

A legislação brasileira determina que as empresas que contratam funcionários de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), adotem o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

A função principal deste programa é manter e zelar a saúde do profissional contratado, por meio de exames periódicos e suporte necessário.

Sendo assim, antes do colaborador ser admitido na empresa, ele deverá ser submetido ao chamado exame admissional.

No exame admissional, pode ser exigido a realização de exames complementares, de acordo com suas funções na empresa. Por exemplo: há casos em que o colaborador necessita apenas realizar um exame clinico, enquanto há outros em que o exame admissional será composto por uma série de outros exames complementares.

Vamos compreender melhor o que é o exame admissional, quais são os exames complementares e ver quais são os principais e onde fazer com toda agilidade, conforto e segurança?

O que é exame admissional?

Exame admissional é o exame feito antes do profissional iniciar suas tarefas na empresa a qual será contratado.

Este exame é obrigatório por lei, e, com exceção do cargo de empregado doméstico, cujo exame é facultativo, deve ser realizado mesmo em ocupações que não sejam situadas como funções de risco.

Esta primeira abordagem médica levantará algumas questões como:

– Histórico de saúde;

– Levantamento de doenças preexistentes;

– Condições as quais o colaborador era submetido no emprego anterior.

Levantadas as questões acima, temos então:

– Exame clínico, com checagem e monitoramento da pressão arterial, peso, altura, batimentos cardíacos, saúde da coluna e a saúde mental/ psíquica.

Com o aval do médico, é então emitido o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), demonstrando que o paciente está apto para exercer suas funções na empresa.

Quais são os principais exames complementares?

Além do exame clínico básico mencionado no item acima, temos outros exames complementares recorrentes, muitos deles característicos de cada função exercida pelo funcionário, de acordo com os riscos de sua profissão.

Por exemplo, é muito comum a solicitação do exame de audiometria, para pessoas que trabalham como soldador ou motorista, devido à exposição diária a ruídos. Além deste exame ser necessário antes do início das funções dentro da companhia pela qual o funcionário será contratado, é preciso monitorar a audição, fazendo este exame de forma periódica. Eletrocardiograma, eletrocefalograma, e espirometria, também constam no hall dos principais exames admissionais executados nas clínicas médicas.

No caso particular do exame de espirometria, por exemplo, ele é indicado de acordo com a NR-7, aos funcionários que trabalham expostos a ambientes com muita poeira (serralheiros, pintores, etc.).

Onde fazer?

Agora que vimos o que é exame admissional, você deve se questionar, onde fazê-los de forma prática e eficiente, com ótimo atendimento?

Sem dúvida alguma, a OpusMed está preparada para atender sua empresa com rapidez e eficácia, satisfazendo as reais necessidades de nossos clientes.

Com total agilidade, a OpusMed conquista cada vez mais uma posição de destaque no setor, contribuindo com total apoio à gestão de medicina ocupacional de empresas de todos os portes.

Venha nos conhecer!