6 dicas para contratar um bom plano de saúde

6 dicas para contratar um bom plano de saúde
2 anos atrás

Contratar um plano de saúde é ideal para quem quer ter atendimento médico quando mais precisamos.

Infelizmente, o sistema público de saúde do país é insuficiente para atender toda a demanda e possui estruturas defasadas.

Diante de um problema físico, saber que será atendido por bons profissionais em hospitais modernos gera segurança e é isso que faz com que mais de 48,4 milhões de brasileiros sejam associados a planos de saúde.

O que o plano de saúde tem que oferecer

Todas essas pessoas sabem que ter um plano de saúde é muito vantajoso. Por isso, antes de te dar dicas de como contratar um bom plano de saúde, vamos te passar as vantagens de fazer essa escolha:

Garantia de ser atendido

Quem já tentou ser atendido na rede pública e não encontrou vaga disponível para passar em consulta sabe que ter a garantia de tratamento é muito importante e os planos de saúde conseguem garantir o atendimento médico e a realização de exames.

Preços

Encontramos planos de saúde de valores variados. Há empresas com valores populares e outras com mensalidades para alta sociedade, dando acesso aos melhores hospitais do país.

Possibilidade de cancelamento

Você pode cancelar o plano quando não puder pagar e também pode mudar para outra empresa, caso seja necessário, sem ter nenhum tipo de problema.

Proteger quem você ama

Crianças e idosos precisam de acompanhamento médico e os planos de saúde conseguem oferecer esse serviço para esses públicos.

Atendimento de urgência e emergência

Com prontos-socorros disponíveis, os planos de saúde são as melhores opções para quem sabe que pode precisar de uma emergência e ter que visitar o hospital sem marcação de consulta.

Várias especialidades

O setor público não consegue garantir, mas o privado sim pode oferecer consulta com todas as especialidades médicas.

Dicas para escolher um bom plano de saúde

Com tantas empresas disponíveis no mercado, quem quer escolher um bom plano de saúde precisa de dicas que possam diferenciar uma empresa da outra.

Listamos seis dicas para te ajudar a escolher um plano que funcione bem para você ou sua família. Confira:

1- Hospitais próprios

Uma boa operadora de saúde possui hospitais próprios. Mora em uma grande metrópole? A empresa também precisa oferecer hospitais na região onde você mora.

Isso não quer dizer que hospitais credenciados são ruins, só que a rede credenciada pode mudar a qualquer momento e você ficará sem atendimento próximo de sua casa.

2- Abrangência territorial

Se você precisar viajar, o plano de saúde te dá opções para passar em casos de urgência ou emergência? Verifique isso e opte pela empresa que tiver maior abrangência territorial.

3- Tipo de plano

Escolha o tipo de plano que melhor fizer sentido para você. Pode ser plano com internação em enfermaria ou apartamento. Plano com cobertura de obstetrícia como o plano Sulamérica de saúde oferece, ou sem obstetrícia. Avalie todas as possibilidades e escolha o que achar mais interessante.

4- Coparticipação

Muitos planos são por coparticipação. Isso significa que além da mensalidade, o paciente paga uma taxa para cada atendimento ou exame que fizer. Preste muita atenção neste tipo de contratação para não ter surpresas desagradáveis.

5- Rede credenciada

Um bom plano de saúde tem uma rede credenciada ampla de consultórios médicos de várias especialidades e também de clínicas de exame e procedimentos como terapias, fonoaudiologia, fisioterapia, entre outros.

Consulte essas opções antes de escolher o melhor plano.

6- Pesquise

Antes de escolher, pesquise em sites como o ReclameAqui sobre a experiência dos usuários com os planos de saúde que atendem na sua região e então veja os pontos negativos da empresa.