Raio-X: Saiba como é feito e como se preparar para fazer o exame.

Raio-X: Saiba como é feito e como se preparar para fazer o exame.
10 meses atrás

O Raio-X é um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação ionizante em baixas doses para identificar possíveis alterações na estrutura dos ossos como fraturas e processos de calcificação, bem como identificar possíveis doenças na região do tórax como pneumonia, derrame pleural, pneumotórax e doenças agudas na região do abdome, além de confirmar a localização de dispositivos como cateteres e sonda nasoenteral. 

É um dos exames radiográficos mais conhecidos. Os raios passam pelo corpo e são absorvidos diferentemente dependendo da densidade do material, assim permitindo a formação de uma imagem de estruturas internas.

É um exame simples, seguro, rápido e cômodo. 

Como é feito o Raio-X

O exame emite elétrons de uma fonte de radiação controlada na parte superior do aparelho, que ao colidirem com átomos, formam diferentes imagens, tanto analógicas em aparelhos antigos, como digitais nos mais modernos, posteriormente essas imagens são enviadas para um serviço de telemedicina através de uma plataforma na web em nuvem e analisadas por médicos especializados, fornecendo o resultado através de laudos médicos.

O Raio-x é um método altamente eficaz e não invasivo de examinar os ossos.

Conheça quais são os tipos de raio-x por área do corpo

Raio-X do tórax: Uma área bastante examinada por meio da radiografia é o tórax, que reúne órgãos e estruturas vitais. Radiografias nessa área podem identificar:

  • pneumonia — inflamação com infecção em um ou ambos os pulmões;
  • cardiomegalia — hipertrofia, ou aumento, no tamanho do coração;
  • pneumotórax — entrada de ar na membrana que envolve os pulmões.

Raio-X da coluna: Pode ser realizado em diferentes partes da coluna, como lombar, cervical ou torácica, e avaliar as vértebras e os discos intervertebrais, nos casos de hérnia de disco, traumas na coluna, espondilose, bico de papagaio, metástase de câncer, ou desvios da coluna como escoliose, lordose ou cifose;

Raio-X do crânio: Pode ser solicitado para avaliar traumas nos ossos do crânio, como fraturas, ou para analisar os seios nasais, no caso de sinusite, por exemplo;

Raio-X de membros inferiores: É indicado para avaliar os ossos das pernas, a presença de fraturas, próteses de joelho ou de fêmur;

Raio-X de membros superiores: É indicado para avaliar os ossos da escápula, braço, antebraço, cotovelo e mãos, nos casos de fraturas, luxações ou tendinite, por exemplo;

Raio-X da bacia ou de quadril: É indicado para avaliar artrose, osteoporose, displasia congênita de quadril, tumor ósseo, espondilite anquilosante, luxação ou posicionamento de prótese de quadril; 

Raio-X renal: Pode ser pedido quando existem sintomas como dor abdominal, dor ao urinar ou qualquer tipo de alteração relacionada com os rins e pode ajudar a diagnosticar pedra nos rins ou a presença de tumores, por exemplo. 

Como me preparar para um raio-x?

Geralmente não há nenhuma preparação específica para um exame de raio-x. Você pode comer e beber normalmente antes do procedimento e tomar seus medicamentos.

No caso de raio-X com contraste, pode ser solicitado que você pare de tomar medicamentos e jejue por algumas horas.

O indicado é usar roupas confortáveis e evitar aquelas que contenham metal, como zíperes e botões pois eles precisarão ser removidos. Jóias também deverão ser retiradas.

É contraindicado que o exame seja feito em gestantes, principalmente nos meses iniciais, pois a radiação pode causar má formação no feto ou até mesmo levar a um aborto.

Existem riscos?

A radiação liberada pelos raios-X é muito baixa e, por isso, este exame é considerado seguro para a maior parte dos adultos, não existindo risco de câncer. No entanto, caso seja necessário utilizar algum tipo de contraste, existe um risco aumentado de efeitos secundários como:

  • Manchas vermelhas na pele;
  • Coceira intensa;
  • Náusea;
  • Sensação de desmaio;
  • Sabor metálico na boca.

Estes efeitos são normais, porém, caso se tornem muito intensos ou caso surja dificuldade para respirar, podem ser sinal de uma reação alérgica grave e, nesses casos, é importante informar imediatamente o médico.

No caso de grávidas e crianças, o raio-X deve ser evitado, devendo-se dar preferência para outros tipos de exame, pois a radiação pode causar alterações no feto ou no processo de crescimento das crianças. 

A OPUSMED é uma empresa que oferece exames radiológicos com tecnologia digital, proporcionando cada vez mais uma assistência individualizada, humanizada e integrada aos seus pacientes. 

Entre em contato e agende já o seu exame.