PCA – Programa de Conservação Auditiva: guia prático para empresas

PCA – Programa de Conservação Auditiva: guia prático para empresas
6 anos atrás

A medicina denomina como deficiência auditiva, a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, e considera surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum, parcialmente surdo, aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.

Percebe-se dessa forma que existem dois tipos de problemas auditivos, o primeiro afeta o ouvido externo ou médio, e provoca dificuldades auditivas condutivas, normalmente tratáveis e curáveis. O outro tipo envolve o ouvido interno ou o nervo auditivo e é chamado de surdez neurossensorial.

Amoxil does not work over the counter buy amoxil and physicians do not recommend its use unless prescribed by a physician due to possible adverse reactions. Prescription medicine must come directly from your pharmacist who knows how much to prescribe based upon weight, height, medical history, allergies, pregnancy status, current medications and anything else necessary to treat each individual patient effectively.

É no trabalho, especialmente, na área industrial, que especialistas da área médica começam a constatar as dificuldades e os riscos que muitos trabalhadores passam, entre eles está o ruído.

E é sobre os perigos dos ruídos para a saúde do trabalhador o assunto deste post.

O ruído, principalmente, o do ambiente de trabalho, pode provocar a surdez total e permanente no indivíduo. Além disso, o excesso de ruído conduz ao estresse físico, distúrbios psicológicos, náuseas, cefaléias, redução da produtividade, aumento do número de acidentes e, consequentemente, o número de consultas médicas.

As medidas de controle têm por objetivo impedir, como também prevenir a instalação ou evolução de perda auditiva em determinado grupo de trabalhadores que é chamado Programa de Conservação Auditiva – PCA.

Basicamente o PCA apresenta as seguintes etapas:

– avaliação do grau do ruído e determinação da exposição dos trabalhadores ou não a esse risco;

– exames de audiometrias no pré-admissional, a cada seis meses após a admissão e anualmente;

– acompanhamento do funcionamento da audição dos trabalhadores, a fim de detectar possíveis alterações;

– orientação ao trabalhador e à empresa sobre os possíveis danos ocasionados pela exposição a graus muito elevados de ruído;

– orientação de medidas preventivas.

O que é PCA – Programa de Conservação Auditiva?

O PCA é um conjunto de medidas que visam à prevenção ou à evolução de perdas auditivas nos trabalhadores que estão expostos a ruídos no ambiente de trabalho.

Tais medidas devem estar de acordo com outros programas de saúde do trabalhador e, sobretudo, a obrigatoriedade da implementação do PCA em todo estabelecimento de trabalho com Níveis de Pressão Sonora Elevados, de acordo com a Portaria Nº 19, de 9 de Abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ademais, o PCA atende a duas Normas regulamentadoras a NR7 e a NR9.

A Norma Regulamentadora NR-7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO estabelece diretrizes e parâmetros mínimos para a avaliação e o acompanhamento da audição do trabalhador, por meio de realização de exames audiológicos de referência e sequenciais e fornece subsídios para a adoção de programas que visem à prevenção da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados e a conservação da saúde auditiva dos trabalhadores.

No PCMSO também devem estar relacionados quais são os exames necessários e quais são os exames complementares. Além do mais, o controle audiométrico é uma das ações que fazem parte de um PCA, visando não somente à feitura dos exames audiométricos, mas também à documentação de seu processo evolutivo, tendo início no momento  da contratação e com acompanhamento.

Já a NR – 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Para que serve o PCA – Programa de Conservação Auditiva?

O PCA é um programa que junto com o PPRA e PCMSO propõe condições de trabalhos e cuidados que visem à saúde do trabalhador.

O PCA age diretamente no problema, lançando mão de medidas corretivas e preventivas a todos os colaboradores. Por isso, a sua relevância dentro das organizações.

É preciso salientar, contudo, que o PCA é um programa amplo e complexo, que requer treinamento e controle.

Ademais, os programas de conservação auditiva devem ser coordenados por profissionais da área médica, por fonoaudiólogos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho.

De forma que o PCA está relacionado com:

– o controle epidemiológico;

– as avaliações e intervenções;

– a antecipação e controle dos riscos para a saúde auditiva.

Portanto, é condição sine qua nom de toda empresa ou indústria controlar o ruído para a saúde de seus colaboradores.

Importância do PCA – Programa de Conservação Auditiva

A importância do PCA está em oferecer benefícios para os funcionários e para as empresas, pois, se as organizações desenvolverem formas corretas do PCA, certamente elas receberão, em contrapartida, aumento da produtividade de seus colaboradores.

Vejamos:

– redução do estresse e fadiga dos funcionários;

– diminuição do índice de acidentes; e, consequentemente,

– imagem positiva da empresa por praticar políticas que visam à saúde e à segurança do trabalhador.

Com a prática do PCA, as empresas trabalham de acordo com as exigências legais, reduzem seus custos e evitam reclamações trabalhistas. Isso porque elas terão condições de realizar diagnósticos precoces, o que resulta em qualidade de vida do trabalhador.

Por fim, a implementação do Programa de Conservação Auditiva – PCA é indicado às indústrias e às organizações que tenham funcionários expostos em ambientes de trabalho com grau de pressão sonora bem acima dos limites de tolerância recomendáveis.

Somente com o PCA pode auxiliar as empresa e os seus colaboradores.

Onde fazer o PCA – Programa de Conservação Auditiva? 

Na OpusMed. Uma empresa especialista em medicina ocupacional e saúde do trabalhador.

Com a experiência de seus profissionais, que trabalham dentro das modernas metodologias e tecnologias, a Opusmed oferece aos seus clientes excelência nos serviços, assessoria técnica e uma completa estrutura clínica e diagnóstica.

A Opumed realiza exames médicos particulares a baixo custo, com rapidez no atendimento e agilidade na entrega dos resultados. Tudo isso para os seus clientes.

Aqui, o cliente sente confiança. Isso porque a Opusmed trabalha de acordo com os requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho e Órgãos Fiscalizadores, visando sempre à qualidade de vida e ao bem-estar de seus clientes.