Exames laboratoriais: guia prático

Exames laboratoriais: guia prático
3 anos atrás

Os exames laboratoriais são a melhor forma de diagnosticar doenças e preveni-las, no âmbito da medicina do trabalho eles são solicitados de acordo com os riscos aos quais os colaboradores estão expostos no ambiente em que realizam seu ofício.

Nesse post detalhamos tudo o que você precisa saber sobre exames laboratoriais e mostramos porque eles são tão importantes para manter o ambiente de trabalho saudável e seguro.

O que são exames laboratoriais?

Os exames laboratoriais são tipos de exames feitos em laboratório com intuito de descobrir ou confirmar doenças existentes, além disso, eles também são muito utilizados no famoso check-up, os exames de rotina.

Para realizá-los é necessário a coleta de materiais como sangue, urina ou fezes do paciente, por isso, esse tipo de procedimento só pode ser realizado por profissionais habilitados.

Após a coleta o material é enviado para análise em laboratório, e ao final dessa análise é emitido um laudo diagnóstico indicando ou não a existência de doenças.

O médico responsável pela solicitação do exame é quem deve dar o diagnóstico ao paciente e caso haja necessidade propor um tratamento.

Para que servem os exames laboratoriais?

A principal função dos exames laboratoriais é identificar doenças, entretanto, também são essenciais para preveni-las, pois, fornecem um panorama geral da saúde do paciente.

Em medicina do trabalho os exames laboratoriais são solicitados apenas quando há necessidade, ou seja, quando há a exposição contínua ou esporádica do colaborador a algum risco. Caberá ao médico responsável analisar a situação e solicitar os exames laboratoriais específicos quando necessário.

Importância dos exames laboratoriais

Os exames laboratoriais são de extrema importância para iniciar o tratamento precoce de doenças e evitar consequências mais graves. Além disso, são a melhor forma de decidir qual o tratamento mais adequado.

O papel do médico é levantar hipóteses, porém, só é possível corroborá-las mediante exames laboratoriais, são eles que permitem um diagnóstico mais acertado, isso porque, muitas doenças apresentam os mesmos sintomas, o que pode confundir e levar a um diagnóstico e tratamento errados agravando ainda mais a situação do paciente.

Além disso, também existem doenças menos frequentes que só são possíveis de diagnosticar através de exames laboratoriais.

Por isso, em medicina do trabalho sempre que houver a desconfiança de que os trabalhadores estão expostos a um ambiente de trabalho insalubre e que possa estar acarretando danos à saúde é importante solicitar exames laboratoriais.

Dessa forma, é possível fazer mudanças no ambiente tornando- o mais seguro aos colaboradores, e em casos mais graves onde não seja mais possível prevenir doenças há a possibilidade de tratá-las precocemente.

Onde fazer exames laboratoriais?

Os exames laboratoriais só podem ser feitos por laboratórios que são certificados pela ANVISA, essa fiscalização é muito importante, pois, descuidos em qualquer etapa do processo do exame podem levar a um diagnóstico errado.

Cabe ao laboratório a orientação e preparação do paciente antes do exame, a coleta e armazenamento do material, bem como, análise e emissão do laudo diagnóstico.

Todas essas etapas são importantes para se obter o diagnóstico correto, por isso, no momento de decidir onde fazer os exames laboratoriais de seus colaboradores é importante buscar por laboratórios que ofereçam qualidade e eficiência.

OpusMed é um empresa que presta serviços na área de Medicina e Segurança do Trabalho, atuando na implantação e gerenciamento dos programas ocupacionais de nossos clientes, tendo como objetivo promover a saúde e bem estar dos seus trabalhadores.

Com uma equipe de SESMT composta por Médica do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Fonoaudióloga, Técnica em Enfermagem e pessoal administrativo de apoio, a OpusMed realiza todos os exames laboratoriais que sua empresa precisa.