O Rx de tórax OIT é o exame específico para acompanhamento de doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, que segue as determinações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), .
Para identificar as doenças ocupacionais, causadas pela exposição do trabalhador aos riscos de poeira, fumos metálicos ou agentes químicos inalados por via respiratória no ambiente de trabalho, o raio-x de tórax OIT segue critérios específicos que visam padronizar os laudos e facilitar a interpretação em qualquer lugar do mundo, podendo ser comparado com clareza e simplificando o acompanhamento dos trabalhadores expostos a riscos ocupacionais e a detecção de doenças respiratórias relacionadas ao trabalho.
Venha saber mais sobre este exame e porque ele recebe esse nome.::
Entenda como funciona esse importante exame.
Alguns exames são obrigatórios para que se possa verificar periodicamente a saúde do trabalhador exposto a determinados riscos.
Pessoas que atuam em locais com exposição a riscos que podem gerar doenças pulmonares, como mineradores, trabalhadores da construção civil e soldadores, podem ficar expostos a ambientes com poeiras minerais, fumos metálicos ou agentes químicos.
As normas regulamentadoras (NRs) brasileiras determinam que os empregadores monitorem a exposição à riscos dos seus colaboradores através da realização de Raio-X padrão OIT. Os trabalhadores expostos devem realizar o exame antes da admissão para registrar de maneira clara sua condição de saúde antes de iniciar suas atividades, periodicamente durante sua permanência na empresa e na sua demissão, para certificar que aquela exposição a riscos não gerou nenhuma doença ocupacional durante seu período de trabalho. :
O que é raio-x de tórax OIT?
O raio-x de tórax OIT é um exame que utiliza radiação ionizante para mostrar alterações nos pulmões, costelas do tórax, ossos da coluna e coração.
Ele recebe a sigla OIT, pois segue os padrões de laudo determinados pela Organização Internacional do Trabalho.
É a organização que estabelece as normas de realização deste exame desde a década de 1930. Por ser um exame bastante solicitado pelas empresas, a OIT determinou os critérios de laudo para acompanhar os trabalhadores expostos a riscos de sílica, asbesto, dentre outros.
Dessa forma, quando se utiliza o modelo OIT, segue-se um padrão de laudos que acompanha a convenção internacional do trabalho, com informações e protocolos de interpretação do exame voltados para as pneumoconioses: doenças pulmonares provocadas pela inalação de poeiras em determinados ambientes.:
:
O que é a classificação OIT?
Quando o paciente realiza um raio-x de tórax, é gerada uma imagem que é analisada pelo médico radiologista. Com isso, ele interpretará e elaborará o laudo, informando os resultados encontrados.
O radiologista terá todos os dados do paciente e deverá emitir o laudo detalhado do raio-x de tórax, seguindo os padrões determinados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) referente à classificação das pneumoconioses.
Veja o que consta nesta classificação:
- Espessamento pleural difuso;
- Pequenas opacidades;
- Leitor;
- Obliteração dos seios costofrênicos;
- Placas neurais;
- Número do raio x;
- Qualidade técnica;
- Anormalidades no parênquima pulmonar consistente com pneumoconiose;
- Anormalidades pleurais consistentes com pneumoconiose;
- RX Digital ou Analógico;
- Símbolos e Comentários;
- Outros tipos de anormalidades.
Os laudos emitidos seguindo o padrão OIT podem ser facilmente analisados por médicos em qualquer lugar do mundo, pois seguem um padrão internacional.
Qual a importância do raio-x de tórax OIT para os trabalhadores?
As pneumoconioses são doenças pulmonares consideradas graves. Seu desenvolvimento ocorre quando o trabalhador é exposto de forma intensa a partículas de poeiras fibrogênicas ou outros agentes que afetam as vias respiratórias.
Essas partículas, quando inaladas, causam lesões pulmonares debilitantes e que muitas vezes são irreversíveis. Daí a importância dos trabalhadores realizarem o exame para terem sua saúde monitorada e evitarem o desenvolvimento de doenças ocupacionais, preservando assim sua saúde e qualidade de vida.
A partir da realização do exame e identificação de alterações, as empresas podem tomar medidas como remanejar o trabalhador do setor ou adotar novos processos, equipamentos de proteção, etc.
Mas nas empresas, o raio-x de tórax OIT não é realizado arbitrariamente.
O médico especialista em medicina do trabalho, responsável por gerenciar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), é que vai determinar a necessidade da realização do raio-x de tórax OIT, considerando a atividade e os riscos que cada trabalhador está exposto.
Na prática, o raio-x do tórax vai registrar a condição de saúde do trabalhador de maneira completa:
- Antes do início das atividades no exame admissional;
- Durante todo o tempo em que o trabalhador permanecer em atividade na empresa nos exames periódicos;
- Na demissão ou desligamento do trabalhador da função no exame demissional.
O padrão do laudo de RX de Tórax OIT é igual em qualquer lugar do mundo!
Como segue padrões internacionais, é possível analisar de forma segura os exames e comparar com resultados anteriores.
A OPUSMED possui um moderno equipamento de Raio-X digital e realiza os exames de Raio-X de tórax OIT para seus clientes em sua unidade em Santa Luzia.
Entre em contato conosco e agende seu horário.:
:
Referencias: rdicom.com.br ; https://diagrad.com.br/