O PPRA e o PCMSO são programas essenciais para todos os tipos de empresas, no entanto, muitas dúvidas surgem em relação a esses programas. Um dos questionamentos mais comuns sobre os programas de PPRA e PCMSO, diz respeito a obrigatoriedade ou não destes procedimentos.
Pensando nisso, a OpusMed preparou este post, esclarecendo alguns tópicos relevantes neste sentido, confira.
O que é o PPRA?
O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é um documento obrigatório para todas as empresas que possuem funcionários regidos pela CLT. Esse programa foi elaborado com o intuito de preservar a saúde e a integridade dos funcionários por meio do reconhecimento, antecipação, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais existentes no local de trabalho, consideram-se riscos ambientais os agentes biológicos, químicos e físicos.
O que é o PCMSO?
O PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) é um documento que consta os riscos na empresa e os exames complementares importantes para garantir o cuidado com a saúde dos funcionários.
Dúvidas mais comuns
As principais dúvidas que geralmente os empregadores se deparam serão abordasa a seguir, acompanhe:
A norma exige os programas PPRA e PCMSO?
Sim. De acordo com esta norma regulamentadora é obrigatório a elaboração e implementação desses programas por parte de todas as instituições e empregadores, pois desta forma é possível manter a segurança da saúde dos trabalhadores.
Quais são as etapas dos programas?
Conforme a NR-9, os programas devem possuir as seguintes etapas:
– Reconhecimentos e antecipação dos riscos;
– Estabelecimento de metas e prioridades de controle e avaliação;
– Avaliação da exposição dos trabalhadores e dos riscos;
– Implantação de medidas de avaliação e de controle de sua eficácia;
– Monitoramento da exposição aos riscos;
– Divulgação e registro de dados.
Precisa de ajuda?
Para te ajudar na implementação destes programas, é preciso poder contar com ajuda especializada e com uma empresa que seja referência neste tipo de assessoria e serviço.
A OpusMed é uma empresa que realiza serviços na área de Medicina e Segurança do Trabalho, atuando no gerenciamento e implantação dos programas ocupacionais de nossos clientes, com o intuito de promover o bem-estar e a saúde dos seus funcionários.
Realizamos desde a elaboração dos documentos até os exames médicos necessários para que sua empresa possa atuar dentro das normas vigentes na legislação. Venha conhecer nossos serviços de perto e confira porque somos a melhor opção do mercado.
Posts Relacionados


